top of page

A Primeira Parada do Orgulho Gay de São Paulo

Em 29 de junho de 1997, cerca de duas mil pessoas se reuniram na Avenida Paulista para o que ficou conhecido como a “Primeira Parada do Orgulho Gay de São Paulo”. A marcha também foi a primeira de todo o Brasil.


Inspirada nas “gay pride parades” realizadas desde 1969 nos Estados Unidos, Parada do Orgulho Gay foi um movimento de protesto contra a discriminação e a violência sofridas por gays, lésbicas e travestis.


O tema central da manifestação – “Somos muitos, estamos em várias profissões” – procurou dar visibilidade ao público GLT (gays, lésbicas e travestis) e sensibilizar a sociedade para o convívio respeitoso com as diferenças, pressionando o Estado a garantir os direitos da nossa comunidade.


Em 1999, já com o nome de Parada do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), o evento entrou no calendário oficial da cidade de São Paulo.


Atualmente, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de SP é a maior do mundo e já chegou a reunir mais de 4 milhões de pessoas. Orgulho é ocupar as ruas para celebrar que somos. Somos TriboQ!




18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page